sábado, dezembro 20, 2008

Poema de António Rebordão Navarro

Ao Silvestre Fonseca

Concerto

Esse milagre de

dar música aos dedos

e às mãos, sob a lua, na rua

iluminada de Pavia.

Esse mistério

de transformar os instrumentos,

mudá-los,

fornecend-lhes pátalas

suavíssimas, criando os movimentos

do tempo, da esguia figurnha

voltejando no ritmo,

esse jovem mistério

vindo do ventre magnânimo

gerador da poesia.

A majestade humilde,

o riso, o canto,

esse espanto e mstério

de dar às manhãs todos os dias.

Vila Viçosa, 9-06-1987

in: 27 Poemas. 2008. S. Mamede de Infesta: Edium Edites: 30

Para veres a foto reportagem da apresentação das duas reedições do autor vai a Estranhos Dias e Corpo de Delito

sexta-feira, dezembro 12, 2008

quinta-feira, dezembro 11, 2008

Reedição de 2 livros do escritor António Rebordão Navarro, pela Edium Editores

(clica na imagem para ampliar)

ESTÁS CONVIDADA/O!

Contamos contigo . Leva amigos e, por favor...DI-VUL-GA !

___________

Sobre o autor

António Augusto Rebordão e Cunha Navarro nasceu no Porto em 1 de Agosto de 1933.

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, foi Delegado do Ministério Público em Vimioso e Amarante, Director da Biblioteca Pública Municipal do Porto e Director Editorial, tendo exercido a advocacia.

Secretariou e dirigiu a Revista Literária Bandarra, fundada por seu pai, o escritor Augusto Navarro.

Foi co-director e também co-autor de Notícias do Bloqueio e director-adjunto da revista literária Sol XXI.

Colaborou em diversas publicações e encontra-se representado em várias antologias.

Fez parte da direcção e foi Presidente da Assembleia-geral da Associação de Jornalistas e Homens das Letras do Porto e Vogal do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Autores.

Alguns dos seus poemas estão traduzidos para castelhano, francês, checo, neerlandês e sueco.

Em 2002 foi-lhe atribuído o “Prémio Seiva” (Literatura).

sábado, novembro 29, 2008

TEIAS DE AMIZADE

Ora aqui está uma bela designação: Teias de amizade!

Por norma respondo o a estes desafios, pois ajudam-nos a perceber melhor a pessoa que está do outro lado e que nos habituámos – por puro gosto - a ler.

A estas TEIAS DE AMIZADE fui desafiada pela Alice no seu MultiplyLand.

As regras são simples, como convém:

1 - Indicar o contacto que nos convidou;
2 - Publicar as regras no nosso Multiply;
3 - Escrever 6 pequenas frases que achamos de nós definem alguns aspectos. Gostos, interesses, etc;
4 –Passar o desafio a 6 contactos no final do post;
5 - Deixar uma mensagem no guestbook de cada um/a para que saiba da brincadeira e que foi desafiado/a;
6 - Avisar quem nos desafiou de haver aceite a brincadeira e assim tecer colectivamente, mais um pouco a Teia de Amizade.

E aqui deixo vos deixo seis coisas sobre mim

1 – Tenho um sonho. Um dia o mundo será de todos os animais - os humanos e os outros - em coabitação pacífica e tudo será de todos. Nem fome nem guerras, nem exploração. As portas das casas só existirão para protecção climática.

2 – Respeito cada um pelas qualidades humanas que comporta. Não porque é VIP, famoso, rico/a, ou pode ser um “degrau” para a fictícia escalada social que tantos e tantas almejam.

3 – Sou dura na frontalidade de dizer das coisas eticamente incorrectas ou que prejudicam terceiros. Tenho o mau hábito da frontalidade e defesa das verdades que conheço, mesmo que não me toquem directamente. Lembro sempre que “o outro sou eu”.

4 – Amo minhas filhas e netas com amor incondicional.

5 - Amo a vida e as coisas simples do dia a dia e nelas encontro momentos de alegria e energia que me renovam perante muitas asperezas com que todos nos defrontamos.

6 – Acredito que o corpo é um habitáculo que usamos transitoriamente, pois creio sermos partículas de um todo eterno, e que todos os seres – não só os humanos -são companheiros da aventura da vida.

ESTÁS DESAFIADA/O A VIR ENRIQUECER A NOSSA TEIA DE AMIZADE:

segunda-feira, novembro 17, 2008

quinta-feira, novembro 13, 2008

Convite e pedido de divulgação do livro "22 Olhares Sobre 12 Palavras"

porque este livro nasceu na blogosfera e 22 pessoas desconhecidas entre si, unidas pelo amor à escrita aqui deixaram os seus "olhares" - vários e ricos- a partir de 12 palavras obrigatórias.

O prefácio é de José António Barreiros, homem de cultura e preocupações sociais, blogger como nós. A apresentação, estará a cargo de outro homem interventor cultural e de causas, o Jorge Castro, ou ORCA. Podem visitar os respectivos blogues clicando nos nomes.

Mas a festa far-se á convosco, com a vossa presença e solidariedade.

Lá nos encontraremos ;))

Para informações, e dados mais detalhados

por favor visitem o Blog 22 Olhares

segunda-feira, novembro 10, 2008

Uma experiência muito curiosa...

Um indivíduo desce na estação do metro de NY vestindo jeans, camisa e boné.Encosta-se próximo à entrada, tira o violino da caixa e começa a tocar com entusiasmo para a multidão que passa por ali, bem na hora do rush matinal.

Durante os 45 minutos que tocou, foi praticamente ignorado pelos passantes, ninguém sabia, mas o músico era Joshua Bell, um dos maiores violinistas do mundo, executando peças musicais consagradas num instrumento raríssimo, um Stradivarius de 1713, estimado em mais de 3 milhões de dólares.

Alguns dias antes Bell havia tocado no Symphony Hall de Boston, onde os melhores lugares custam a bagatela de 1000 dólares.

A experiência, gravada em vídeo, mostra homens e mulheres de andar ligeiro, copo de café na mão, celular no ouvido, crachá balançando no pescoço, indiferentes ao som do violino. A iniciativa realizada pelo jornal The Washington Post era a de lançar um debate sobre valor, contexto e arte.

A conclusão: estamos acostumados a dar valor às coisas quando estão num contexto. Ali, Bell era uma obra de arte sem moldura. Um artefato de luxo sem etiqueta de grife.Não podia haver melhor exemplo do quanto nós humanos ainda damos valor á "embalagem"
Nem sempre damos o devido valor as pessoas ou o que Deus nos proporciona diariamente em nossas vidas...

Podes visionar o vídeo e...se gostas de boa música não deixes de assistir e...observar a indiferença
http://www.youtube.com/watch?v=hnOPu0_YWhw

segunda-feira, outubro 27, 2008

Pensamento

«O progresso é a realização das utopias. (Oscar Wilde)»

Diz de tua justiça: concordas ou não? E porquê?

sexta-feira, agosto 10, 2007

lembrando Cesariny


Passou ontem por isso só hoje publico.
O dia depois da dor é já dia de renascimento.
Três poemas de Cesariny:

Faz-me o favor...
Faz-me o favor de não dizer absolutamente nada!
Supor o que dirá
Tua boca velada
É ouvir-te já.
*
É ouvir-te melhor
Do que o dirias.
O que és nao vem à flor
Das caras e dos dias.
*
Tu és melhor -- muito melhor!
Do que tu. Não digas nada. Sê
Alma do corpo nu
Que do espelho se vê.
****

Em todas as ruas te encontro
*
Em todas as ruas te encontro
Em todas as ruas te perco
conheço tão bem o teu corpo
sonhei tanto a tua figura
que é de olhos fechados que eu ando
a limitar a tua altura
e bebo a água e sorvo o ar
que te atravessou a cintura
tanto, tão perto, tão real
que o meu corpo se transfigura
e toca o seu próprio elemento
num corpo que já não é seu
num rio que desapareceu
onde um braço teu me procura
*
Em todas as ruas te encontro
Em todas as ruas te perco

*****
voz numa pedra
Não adoro o passado
não sou três vezes mestre
não combinei nada com as furnas
não é para isso que eu cá ando
decerto vi Osíris porém chamava-se ele nessa altura Luiz
decerto fui com Isis mas disse-lhe eu que me chamava João
nenhuma nenhuma palavra está completa
nem mesmo em alemão que as tem tão grandes
assim também eu nunca te direi o que sei
a não ser pelo arco em flecha negro e azul do vento
***
Não digo como o outro: sei que não sei nada
sei muito bem que soube sempre umas coisas
que isso pesa
que lanço os turbilhões e vejo o arco íris
acreditando ser ele o agente supremo
do coração do mundo
vaso de liberdade expurgada do menstruo
rosa viva diante dos nossos olhos
Ainda longe longe essa cidade futura
onde «a poesia não mais ritmará a acção
porque caminhará adiante dela»
Os pregadores de morte vão acabar?
Os segadores do amor vão acabar?
A tortura dos olhos vai acabar?
Passa-me então aquele canivete
porque há imenso que começar a podar
passa não me olhas como se olha um bruxo
detentor do milagre da verdade
a machadada e o propósito de não sacrificar-se não construirão ao sol coisa
nenhuma
nada está escrito afinal.
Mário Cesariny

segunda-feira, janeiro 22, 2007

e porque hoje




a minha filha Carla - ao centro no seu 12º aniversário. Na ponta direita a irmã Alexandra e a menina da blusa com âncora verde é a outra irmã, a Ana que alguns conhecem via REIKI.
aqui podemos vê-la no mesmo ano.
É o palhacinho à nossa drtª. Na ponta esqdª a Alexandra e, ao centro, a amiga Filipa.

Posted by Picasa
faz anos deixo-vos um grande e terno abraço e o convite para virem, pelo menos, tomar café, comer bolo e festejar connosco.


Cá vos esperamos com tudo a que os amigos têm direito

domingo, janeiro 21, 2007

Jogo fotodicionário passada semana

A palavra escolhida foi: MÚSICA.
De imediato me surgiu a ideia de fotografar o violino de meu pai e enviar para participação.

Quase em simultâneo imagens de concertos, instrumentos e vozes, sobrepuseram-se.
Como sou totalmente analfabeta, no tocante a música, mas gosto de fazer os meus "sons" uso, com frequência estes apetrechos para construir sons:

Mas afinal, numa homenagem ao cante popular, venceu outra hipótese: a da imagem de elementos do Grupo de Cantares do Rancho Típico de S. Mamede de Infesta, cantando as Janeiras (2007) que podem visualizar aqui.

Ahhhh.. e não é que me esquecia destes meus tão queridos instrumentos?
  Posted by Picasa

N.B - o violino encontra-se sem cordas e o arco sem cerdas. Apesar de há uns anos ter mandado fazer a colocação e reparação. Parece que foi de má qualidade e partiu-se tudo, no silêncio.
Ou talvez em protesto pela obrigatoriedade do silêncio a que o instrumento foi votado face à minha ignorância em manuseá-lo....